sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Semana de redesigns 5: Thor


Esse foi mais difícil que imaginei.

O design básico estava bem claro na minha cabeça, mas os detalhes tiveram que ser todos bem desenvolvidos e estudados antes da solução final.

Antes de tudo, quero destacar que gosto bastante do redesign que ele sofre na fase desenhada pelo Olivier Coipel e que mais do que o original eu parti desse Thor para fazer o meu. Mas tenho muitas ressalvas a vários elementos. A malha é interessante, ainda mais se considerar que é um guerreiro "medievalesco", mas a partir do momento que é uma malha de metal que ressalta os músculos eu dispenso. E se não destacasse ia ficar esquisito também. Como ele é um deus, no fim, podia vestir o que bem entende-se, que sempre seria só visual. Mas a ideia era boa. Também me incomodava as mangas de blusa que arrematavam. A paleta toda preta e cinza deixava ele sem sal.

A redução de paleta foi muito bem vinda na minha opinião, o pupurri de azul, vermelho e amarelo que ele tinha me incomodava, e o desafio era justamente reduzir essa bagunça. Mas deixar tudo preto também me incomoda. Todo mundo usa preto hoje. Chato. Mas nesse caso não consegui escapar dele.

Tentei a todo custo não fazer ele vestir preto, mas como já tinha me decidido pelos detalhes em amarelo, eu precisava segurar um pouco na cor. Ele já ia usar a capa vermelha, não dava para mudar isso então só restava a cor do "miolo" da figura.

Comecei pensando em azul, mas era primária demais em uma personagem só. Eu queria os amarelos destacados (tinha até pensado que eles podia reagir com efeitos luminosos dos relâmpagos, mas isso ia exigir mais testes do que um dia permitiu), então tinha que assentar o restante da figura. Terminei usando um cinza bem escuro nos elementos que tinham amarelo muito presente e um azul desbotado e escuro no tronco e pernas.


Olhando a figura sem cor, dá para dissecar melhor as escolhas de elementos de vestuário e detalhes.

A primeira certeza foi mudar a capa. Sempre achei ela melodramática demais com aqueles amassados que subia até quase a altura da cabeça do Thor. Eu sei que ajuda a definir e dar identidade a silhueta  mas não gosto. A simetria do padrão de circulos (discos, o que for) na roupa dele era outro ponto. Eu queria quebrar um pouco com ela. Era um elemento que eu queria ressalvar (os círculos), mas sem deixar tudo tão alinhado  Então juntei os dois que prendiam a capa em um canto só, mais próximo de como as capas era presas "nordicamente" e e dei um aspecto mais pesado para as mesmas. Poderia ser apenas um, mas dois ficou mais bacana. Eu fiz até com três ou quatro, mas o número mágico no caso foi dois. Repeti no cinturão e apliquei como padrão nas botas. Elas aparecem ainda, mas apenas sugeridas nas braçadeiras na linha que marca a delimitação com os cotovelos e se repete mais uma vez no martelo.

O martelo era um ponto de destaque. E eu também não gostava muito do martelo de pedra original. Parece um paralelepípedo que ficou preso em uma barra de placa de sinalização. Deixei ele mais arrendondado e dei um detalhes na ponta para ficar menos malho de demolição. Por sinal, ele ficou mais malho e menos martelo, pensei nele sendo usado com duas mãos, por isso o cabo tão longo. A princípio seria de metal pouco tratado como se tivesse sido esculpido e não forjado, mas ainda assim de metal.

Os detalhes de roupa foi algo que me senti quase obrigado a fazer. Não sou um grande fã de designs cheios de elementos e texturas, mas considerando que ele é o príncipe de todo um panteão de deuses (Como não quis mexer na história dele tinha que ficar com a cara que a Marvel apresenta, meio príncipe/paladino), tinha que haver realeza nele, e umas roupas mais elaboradas parecia importante para comunicar isso.

Dei uma estudada em vários padrões nórdicos, mas achei eles excessivamente complexos para uma personagem de quadrinho. Se fosse um filme ou 3d onde haveria uma roupa de fato ou uma textura aplicada até merecia que os padrões fossem intrincados, mas na roupa de uma personagem que tem que ser desenhada  a mão quadro a quadro me pareceu absolutamente exagerado e mais ruido que riqueza, então simplifiquei para uma linha só e dei uma falseada que emulasse vagamente energia elétrica. O cinto ganhou um padrão simples assim como o martelo.

Na barra do saiote (saiote? não sei qual o nome desses panos...) era meio elaborado, mas como deu para ver fica um pouco ilegível  provando meu ponto inicial para não complicar demais. Alonguei eles só para ficar mais "realeza". Pouco prático, mas dá bastante movimento a figura. Calça. Como sempre não vejo razão no colante a não ser que a personagem peça por ele.

Os braços voltaram a ficar nus. Isso é importante, novamente, porque é uma personagem que esbanja potência. Muque é importante. Ele bate nas pessoas com um martelão. Juro que mesmo tendo desnudado todos os braços de personagem masculinas que redesenhei até aqui não é vicio.

O rosto foi onde se deu o maior dilema. Pensei primeiro sem baraba, mas ele ficava muito jovem, faltava maturidade e um ar descuidado que eu queria a ele, ele é um príncipe de um povo bárbaro, barba feita não tem muito a ver. Aparada e olhe lá. O cabelo segui a mesma premissa. O cabelo lambido sempre me incomodou. Ficava meio "playboy surfistinha", então dei mais volume deixando meio crespo. O capacete também rendeu boas dúvidas, mas terminei por deixar ele porque com essa roupa ele ficava não-reconhecível sem ele. Mas reduzi as asinhas. De resto o design do elmo é o da fase Coipel.

Findada a semana, acho que foi um experimento válido. Alguns redesigns saíram melhores que outros, mas o saldo foi bastante positivo. Semana que vem espero voltar as páginas. Até breve.

2 comentários:

  1. cara vc chegou a ver a versao que eu fiz? Eu tentei manter a armadura, mas acabei usando a mesma escala de cor que vc http://www.mottalima.com/?p=106

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    1. Deveras impressionante.

      O seu Thor lembra um pouco (um pouco) a fase armadurada dele: http://marvel.wikia.com/File:Thors_Battle_Armor.jpg especialmente o capacete grandão. É quase como se fosse a versão bem-feita daquela fase. (o excesso de amarelo era horroroso)

      A paleta foi uma boa coincidência. Considerando que meu trabalho de cor ainda engatinha, fico satisfeito em ver que você usou as mesmas cores. Faz parecer mais acertada a escolha.

      No fim seguimos caminhos parecidos, mas você optou por uma versão mais "HD" enquanto eu fiquei numa bem gráfica.

      Foi algum dilema por ou não ele de capacete e barba? Eu fiquei com medo de sobrar pouco rosto...

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