sexta-feira, 27 de julho de 2012

Redesing do baixinho invocado


Depois de muito mastigar os detalhes posto finalmente o redesign do Wolverine que comentei um tempo atrás.

Tem bastante coisa para falar sobre ele.

Primeiro, que assim como o Lanterna do post anterior, esse  processo me serviu para descobrir que não é que eu não consiga desenhar super-heróis. Sempre achei que meu traço não casava com a estética da turma do spandex. Mas ai é que morava o problema.

Se tratava de fazer essas personagens se encaixarem no meu jeito de desenhar e não o contrário. Coisa bastante obvia, mas foi o pulo do gato. Bastou isso para que começasse a me divertir desenhando esses caras. E o caminho natural, dada a minha inclinação a ficar muitas e muitas hora na parte do conceito, foi o redesign.

Agora falando do Wolverine ninja. O design começou quando pensei o quanto gostava da fase dos anos 80 dele com roteiro do Claremont (por mais bregas que fossem os diálogos), quando ele era um cara mais sorrateiro do que estamos acostumados a ver e se envolvia em diversas missões de infiltração. Claro que nunca se deixou de lado a carnificina que é tão característica da personagem, mas ele fazia mais do simplesmente ser um bárbaro. Era como se fosse a fase ladrão do Conan.

Olhando puto porque eu não terminava o redesign.
Como eu queria justamente essa parte de infiltração reforçada pensei "como seria o Logan se o treinamento ninja dele tivesse tido mais impacto"? Bem ou mal, por mais que sua personagem tenha sido reinventada na época em questão com todo o papo samurai o cara foi treinado pelo Ogun, o super-ninja-sobrenatural-do-mal.

A partir dai começaram os detalhes. Primeiro quis a mascara. Uma mascara mesmo, como a do Ogun, usada por cima de um capuz ninja, achei que servia ao estilo que queria, além de prestar uma homenagem velada ao antigo mestre. Depois fiz fusão do uniforme "normal" com uma roupa ninja. Aproveitei para eliminar alguns detalhes que nunca me agradaram muito, como as listras de zebra que ele tem nas costelas.

Até quase o fim eu mantive as ombreiras, mas de pano, como se fosse uma manga dobrada ou amassada. Não estava legal. Acidentalmente eu fiz um esboço onde eu esqueci as falsas ombreiras. Era o que faltava. Assim que vi sabia que elas tinham que sumir. No fim a referência que eu precisava era justamente na época de Madripoor, exatamente no período de referência, quando ele saia por ai como "Caolho" todo de preto.

No fim de contas, o uniforme que fiz pegou o espirito daquele uniforme genérico todo preto que ele usava e e eu só reparei no fim.

Os antebraços inicialmente tinham uns braceletes, algo parecido com o que ele tem nas canelas, "coisa de ninja". Mas depois de muito pensar achei que boa parte da brutalidade dele está nos braços, é de onde saem as garras, o cara é todo peludo e tá sempre de braço de fora fazendo muque. Troquei por essas faixas que vocês vem ai para dar um aspecto mais áspero.

Sobre a paleta de cor. Preto, bem, ele é o Wolverine Ninja. Ninjas usam preto. Fim. Mentira. Eu até tentei usar o tradicional azul, mas ficava colorido demais. Não cabia nessa abordagem. Eu também cheguei a tentar o marrom e laranja, mas por mais que seja meu uniforme preferido ele tem uma paleta muito feia. Sem vibração, sem nada. Laranja com preto ficou muito pesado. Peguei o amarelo tradicional, puxei um pouco mais para o ocre. Faz referencia ao uniforme tradicional azul e amarelo sendo mais sóbrio. A faixa vermelha "a la ninja" foi homenagem ao cinturão vermelho que ele usou por muito tempo além de dar um toque de vibração bom. Joguei um "x" nele para o cara ficar uniformizado.

Mais ou menos isso. Não quis ilustrar com um monte de imagens do processo todo porque meu processo é bem caótico e meus esboços são, por muitas vezes, incompreensíveis. Estou começando a atentar para esse problema e tentarei ser mais didático das próximas vezes.

Espero que vocês tenham gostado. Ninjaverine em ação. Uma hora dessas faço uma página para ele.


2 comentários:

  1. Gostei do conceito, porem gostei mais ainda da descrição da idéia. Acabei por lamentar o fim das ombreiras e a solução simplificada demais da idéia inicial. Inspirado, até q foi legal brincar disso de novo. Obrigado:

    http://davidvr.deviantart.com/art/Ninjaverine-Cae-inspired-317571366

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sua versão, apesar das diferenças de abordagem. Eu bem ou mal quis ficar dentro do universo de super-heróis, então não fiz nada tão radicalmente diferente quanto o seu.

      Quanto a simplificação... cada dia que passa vou mais nessa direção. Gosto muito de design simples e limpo de elementos. Bem ou mal se um desenhista for fazer sua interpretação sempre dá para dar uma elaborada. Simplificar algo complexo é mais difícil pois fica faltando coisa. Tipo o redesign do capitão america ( http://universohq.com/quadrinhos/2012/n27072012_09.cfm ), um bom exemplo de algo que até ficou legal, mas sofreu de excesso de elementos na minha opinião.

      Excluir